domingo, 18 de setembro de 2011

Turquia - Istambul

Aproveitando que uma amiga foi para a Turquia na sexta feira, resolvi atropelar a Itália, no qual tenho muita coisa para contar, e adiantar o post de Istambul.
Essa foi uma viagem que fiz ano passado (2010) e que guardo com muito carinho, pois lá fiz muitos amigos.
Aos olhos de quem nunca havia viajado para o oriente, Istambul é mágica.
A mistura de oriente e ocidente é bem clara nesta fascinante cidade! Poderia passar horas aqui falando de suas mesquitas, seus palácios, suas paisagem, mas este blog fala de comida.
Além de linda, Istambul é uma cidade que possui um povo maravilhoso. Os nossos amigos turcos são pessoas maravilhosas. Eles são alegres, receptivos e amigos de verdade.
Em se tratando de comida posso afirmar que depois da Itália o melhor lugar onde comi na vida foi Istambul.
A culinária turca tem influências Bálcã, do norte da África e da Ásia central. O resultado dessa mistura é uma cozinha avaliada por muitos chefs como uma das melhores do mundo. Ela é gostosa, perfumada e colorida! A sua base são as especiarias, os vegetais e a carne de cordeiro. E também usam muito o iogurte em seus pratos. Ai Ai Ai, já  estou começando a passar mal só de lembrar.
Nota: Para não cometer uma gafe, saiba que os mulçumanos não consomem carne de porco.

Mercado das especiarias
Basta uma visita ao mercado das especiarias para um comilão ficar louco!
E os doces? Gente... gente... Sou alucinada por pistache e em cada esquina de Istambul tem uma loja dedicada aos Baklavas e Tulumbas. 

Baklavas
Os Baklavas são doces folhados com recheio de castanha ou pistache regados com mel. O melhor é que uma caixa de Blaklava custava em torno de 5 liras turcas (uns 6 reais). Nem preciso dizer que voltei de lá “A mulher pistache” né? Este doce para mim é o TOP das comidas turcas!
Vitrine de Baklavas
Loja de Baklavas
Vou parar de papo furado e organizar a casa.
Os turcos começam seu dia com um farto café da manhã que para nós é um pouco diferente.
No  café da manhã, os turcos comem tomate, azeitonas, frios, queijo feta, pepino, mel, geléia, manteiga e pão além de chá, muito chá.
As principais refeições turcas geralmente começam pelas mezes, que são as entradas deles. Geralmente não vem acompanhadas de carne ou peixe então, perfeita para os vegetarianos.
Não provei as mezes porque depois não agüentaria comer os pratos principais e, como geralmente os pratos principais eram lindos, sempre pulava a entrada.
Dos pratos principais provei vários e vou tentar explicar cada um deles.

O que eu comi:

Caçik

+Caçik
Onde? Em qualquer restaurante de Istambul.
O que é? De longe o nosso eleito. Essa sopa fria de iogurte com pepinos e hortelã fez parte de TODAS as nossas refeições nos 5 dias que passamos em Istambul. Servido gelado, no verão é perfeito já que em Istambul faz um calor senegalês. 

Firinda Manti
+Firinda Manti
Onde? OTANTIK ANADOLU YEMEKLERI‎ - Caferağa Mh.
Muvakkıthane Caddesi 24, Istanbul, Türkiye
O que é? Um tipo de ravióli, recheado com carne e molho de iogurte e hortelã. O nosso estava um pouco picante para o meu gosto, mas mesmo assim achei muito gostoso.
Sis Kebab
Nazik Kebab
 +Nazik Kebab
Onde?  OTANTIK ANADOLU YEMEKLERI‎ - Caferağa Mh.
Muvakkıthane Caddesi 24, Istanbul, Türkiye
O que é? Na Turquia quando se fala em carne picada se fala em kebab. Existem vários tipos de kebab mas infelizmente só tivemos tempo para provar este da foto acima: o Nazik Kebab. Ele era composto de carne de cordeiro picada com molho de iogurte picante e arroz integral.
Há também os sis kebab que são um sanduíche de carne enrolada em um pão sírio com salada. Os kebab viraram febre, principalmente na Europa. Delícia!

Gozleme
+Gozleme
Onde?  OTANTIK ANADOLU YEMEKLERI‎ - Caferağa Mh.
Muvakkıthane Caddesi 24, Istanbul, Türkiye
O que é? Panqueca turca. Imagina uma esfirra tamanho família com uma massa super leve? É isso!

Pizza turca
 +Pizza Turca (Pide).
O que é? Uma pizza de massa grossa com uma super borda e recheios variados.

Zeytinyagli enginar (à esq.) e Firinda Sutlaç (à dir.)
+Zeytinyagli enginar
Onde? Comemos em um restaurante simples na Rua Istiklal Caddesi em Taksin.
O que é? Corações de alcachofra feitos no azeite de Oliva. O nosso vinha recheado com legumes! Delícia!!!

+Firinda Sutlaç
Onde? Comemos em um restaurante simples na Rua Istiklal Caddesi em Taksin.
O que é? Um pudim de arroz assado no forno e servido frio! Muito popular! DELICIOSO!

Imam Bayildi (à esq.), meze de picles (centro) e caçik (à dir.)
Imam Bayildi em primeiro plano
+Imam Bayildi
Onde? Em qualquer restaurante de Istambul. Super popular.
O que é?  É um prato de beringela recheado com tomate e cebola e coberta com queijo. 
O nome que dizer "o sacerdote desmaiou"! Eu quase desmaiei também! Fiquei tão alucinada por ele que inseri em quase todas as minhas refeições e sonho com ele até hoje.

Carne de carneiro, beringela
+ Carne de carneiro, beringela, lentilhas, queijo. 
Onde? Comemos em um restaurante simples na Rua Istiklal Caddesi em Taksin.
O que é? Parecia um filé à parmeggiana  porém muito mais saboroso

Arroz à moda de Istambul
 +Arroz à moda de Istambul
Onde? Comemos em um restaurante simples na Rua Istiklal Caddesi em Taksin. 
O que é? Arroz com especiarias. A canela dá um gosto todo especial. 


Yogurt corbasi (à dir.)

+Yogurt corbasi 
Onde? Comemos em um restaurante simples na Rua Istiklal Caddesi em Taksin.
O que é? sopa de iogurte com arroz ou grãos. Em Istambul toma-se sopa a qualquer hora do dia! Muito gostosa!

Asure (à dir.)

+Asure (Pudim de Noé)
Onde? Comemos em um restaurante simples na Rua Istiklal Caddesi em Taksin. 
O que é? Trata-se de um doce com muitas amêndoas, frutas e feijões secos. A massa tem um gosto ácido como limão. Na verdade não gostei na massa e só comi as castanhas e frutas cristalizadas.

Lokum

+Lokum
Onde? Em todos os lugares de Istambul, principalmente no mercado das especiarias.
O que é? Na verdade só comi esse doce quando estava no Brasil. Uma amiga turca trouxe de presente uma caixinha daquelas que vendem no aeroporto de Istambul chamada "turkish delight". Eu gostei da experiência e me arrependei de não experimentado (mas também em 5 dias não dá para comer o mundo). Ele é uma espécie de gelatina, com massa de amido, água, mel, açúcar e recheios diversos: pistache, canela, café, laranja, cereja, damasco, maçã, cravinho. Derrete na boca. Diferente e muito gostoso!

Vendedor de Simit
+Simit
Onde? Em carrocinhas espalhadas por toda cidade. Principalmente nos pontos turísticos.
O que é? São roscas assadas cobertas gergelim. Na verdade um pão torradinho e crocante. Obviamente que se consumido sem uma manteiguinha, pate ou requeijão se torna, digamos, um tanto seco para o meu gosto (o nosso mata-fome, bate-entope etc). Mas os turcos consomem bastante. Compram e saem comendo assim mesmo, sem a tal manteiguinha.







O que beber em Istambul?

Chá gelado


Chá preto quente

+Çay (chá turco)
Onde? Nos restaurante, cafés, pâtisseries e até nas lojas são oferecidos aos clientes.

O que é? Os turcos bebem chá tradicional preto turco em pequenos copos de vidros por toda cidade, o dia todo. Sem dúvida é a bebida não alcoólica mais tradicional da Turquia, seguida do café turco. 
Além do chá negro existem outros tipos de chá como o de macã (elma çayı) por exemplo.  Apesar de não gostar de chá preto eu tentei duas vezes reverter esse quadro. Bebi o chá negro após uma refeição e uma outra  vez, bebi chá gelado na pâtisserie Mada mas não foi diferente: Não gosto mesmo de chá. Mas quem gosta este é no lugar certo.

Suco de romã

+Nar suyu
Onde? Em várias lojas próximas ao Grand Bazar.
O que é? Suco de romã. Uma delícia! Super refrescante!

café turco
leitura da borra de café

+ Kahve (café turco)
Onde? Em qualquer lugar. Nós tomamos no terraço de um restaurante com vista para a ponte Bogaziçi Kpr (Bosphorus bridge), aliás, boa parte dos restaurantes ficam escondidos nos terraços para aproveitar a vista para o Bósforo.
O que é? A bebida mais consumida na Turquia, o café turco nada se assemelha ao nosso café. O pó é fervido junto com a água em uma caçarola chamada "cezve", adoçado e depois colocado diretamente na xícara sem coar formando assim uma espuma. Na hora de pedir você deve ficar atendo para a quantidade de açúcar, pois ele já vem adoçado. O sade kahve é servido puro. Já o az şekerli, orta şekerli e o çok şekerli levam açúcar em diferentes intensidades.
A tradição diz que depois que beber o café, a xícara deve ser virada de cabeça para baixo para a borra escorrer e assim a pessoa lê o futuro nas imagens que se formam. Parece mentira mas a borra do meu café formou uma bota que é a forma da Itália no mapa. Muito legal e gostoso também.

+Ayran
Onde? Nos restaurantes, lanchonetes e supermercados.
O que é? É um refresco à base de iogurte salgado. Pode ser feito a partir do leite de cabra. Os turcos amam. Tem o gosto um pouco ácido. Marco gostou, eu não muito. Tem que provar.

Misir Carsi ou Bazar das especiarias

É uma mistura de cores, perfumes e textura que se você, nunca viajou para o oriente, irá se surpreender.

Mercado das especiarias
Acima está uma loja que vende frutas. Secas e frescas. Aliás, os turcos comem todos os tipos de frutas secas. Tem lojas espalhadas pela cidade que você pode comprar um saquinho de frutas secas e eles embalam a vácuo para você poder trazer no avião. Uma delícia!

Loja de frutas secas
Pimentões e beringelas secas

Esses alimentos pendurados na foto acima são pimentões e beringelas secas. Os turcos usam para rechear. Segundo minha amiga-guia-chilena Isis, coloca-se esses alimentos secos na água quente para "inchar" e depois recheia-se e está pronto para consumo! Legal né? Principalmente em se tratando de um lugar que tem invernos rigorosos e os alimentos não são colhidos o ano inteiro.

O que eu não provei mais você tem que provar:
+Boza
O que é? Boza é uma bebida típica turca feita de sementes de grão de bico trituradas, um pouco de canela e açúcar geralmente consumida no inverno. Não encontrei no verão.

+Sahlep
O que é? Também consumida no inverno, o sahlep é uma bebida típica turca feita com a mistura de raiz de orquídea em pó e leite. Depois de colocado na xícara eles polvilham canela por cima que, segundo quem já provou, confere um sabor especial a bebida. Geralmente é consumida nos cafés da Turquia sem acompanhamento, mas nada impede de pedir um bolo para acompanhar. 

+Rakı
Onde? Geralmente nos bares. Os restaurantes simples e as casas de Kebab não servem bebidas alcoólicas.

O que é? A bebida nacional turca. Derivada da uva e com sabor de anis e que quando se acrescenta água fica esbranquiçado como leite, muito semelhante ao arak. Normalmente é servida misturada a água e/ou gelo.

Espero que tenham gostado do post
"Afiyet Olsun" ("Bom apetite")

Agradecimentos especiais a Selçuk Yücel e Isis Sanhueza por ter nos mostrado esta linda cidade que é Istambul.

2 comentários:

  1. Menina deu dor de barriga só de ler tudo!

    Essa Baklava será problemática...

    Fico pensando quando formos no Turkish Night Dinner na Capadócia, vamos rolá!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Rachel
    As comidas Turcas são realmente maravilhosas, dor de barriga só se vc comer demais e passar do ponto rs

    ResponderExcluir

Booking.com
Pin It button on image hover