sábado, 24 de setembro de 2011

Itália - Rimini

Para mim, falar da Itália tem uma grande importância sentimental.
Além de ser na minha opinião o país onde se come melhor no mundo, sou casada com um Italiano.
Meu maridão se chama Marco e certamente ele vai ser citado em muitos dos meus posts porque é meu companheiro de vida, viagens e de muita comilança. Ele é o grande incentivador para eu criar este blog.
Para minha sorte, meu marido não é um italiano que só come massa. Ele é um italiano biológico. Ou um italiano orgânico, como você preferir (ele vai me matar). Hehe

Apesar de todo mundo pensar que na Itália só se come massa, a história não é bem assim.
Na Itália se come muitos vegetais também. A tão famosa dieta do mediterrâneo é muito presente na mesa dos italianos. Meus sogros que eram camponeses, até hoje plantam muitos dos alimentos que consomem.

Meus sogros moram em uma cidade da Emilia Romagna que se chama Rimini.
Rimini é um balneário de verão distante uma hora de Bologna (do molho bolognesa lembra?). Fica na região da lasagna, vinagre balsâmico, queijo parmigiano (minha barriga ronca neste momento), presunto de parma, piadina, ravioli, tortelini, tagliatelle, entre muitas outras coisas gostosas. Capisci mi?

Na minha primeira ida à Itália, em maio de 2010, fizemos uma maravilhosa viagem de carro desde os Alpes, na fronteira com a Áustria, até a costa Amalfitana, ao sul, passando por 18 cidades.

Em cada uma delas o Marco fazia questão que eu provasse os pratos locais e para isso usava a seguinte estratégia: entrava em uma loja qualquer e perguntava ao vendedor qual o restaurante que ele podia nos indicar para comer as delícias locais. Então explicava que não queríamos um restaurante turístico, nem restaurantes estrelados, e sim um restaurante bom, que ELE comeria. Bingo! Sempre nos dávamos muito bem! Aliás, na maioria dos restaurantes turísticos na Itália você se dá bem. Na verdade com a estratégia do Marco no dávamos MUITO bem!

Não é mito que na Itália se come muito. Geralmente a ordem dos pratos nos restaurantes é assim:
Pane ou Cesta de pão (couvert)
Antipasto (entrada)
Primo piatto (primeiro prato) que sempre é um prato de massa. 
Secondo piatto (secundo prato) que é uma carne ou peixe + um acompanhamento (que pode ser salada)
Dolce (sobremesa)
Tudo regado a vinho tinto, branco, prosecco e/ou água.

Nós, sinceramente, não agüentamos comer tudo isso, portanto, nossa estratégia é pedir uma salada para a entrada, uma massa e ao fim a sobremesa (regado a vinho tinto, branco, prosecco e... água!). hehe

Para abrir oficialmente meus posts sobre comida na Itália, eu vou começar por Rimini e tudo que comi por lá:


Lasagna da minha sogra

+Lasagna
A primeira comida que comi, e morri de amores, foi a lasagna da minha sogra . Ok sou puxa-saco mesmo, pode falar!
Se você acha que conhece lasagna esqueça. Na verdade nunca gostei de lasagna aqui no Brasil. Achava uma comida pesada, sem graça e geralmente o presunto quente queimava minha língua.
Minha sogra faz a massa da lasagna em casa, fresca, então as camadas da lasagna não tem aquele gosto de macarrão industrializado.
Para a massa ela usa farinha integral (não falei que meu marido é orgânico?), folhas de acelga chinesa (bietola) que confere uma cor verde à massa. O queijo usado é o (muito) parmigiano, que é o primo bem distante do nosso insoso parmesão.
Os molhos são super simples: A carne moída, que eles chamam de ragú, é feita de um modo bem simples com carne, cebola e tomate e azeite e sal! O molho branco bechamel também é simples: farinha, manteiga e leite fresco e sal. Depois de pronto fica como na foto abaixo. Deliciosa!!!!!!!


 Quando estou em Rimini normalmente não como muito em restaurantes porque minha sogra faz questão de cozinhar para a gente. Já fez coelho (morri de pena, mas comi, claro), tagliatelle verde com abobrinha e frutos do mar, piadina, etc... Falando em frutos do mar, é super importante ressaltar que os Italianos, principalmente das regiões costeiras comem muito massas com frutos do mar.

Apesar de ter esse mimo da minha sogra, também gosto de comer em restaurantes para diversificar. Vou contar minhas poucas experiências com comidas de restaurantes em Rimini:


Piadina
+Piadina
Onde? Em qualquer restaurante, lanchonete, café, padaria da cidade. Mas a melhor foi no restaurante Casina del bosco
Avaliação: Rimini é a terra a piadina. Piadina são discos semelhantes aos pães sirios e wraps. Na Itália eles comem com os mais variados recheios. Eu adoro com presunto de parma e rúcula. O Marco adora com stracchino (um tipo de queijo parecido com cottage) e rúcola. A Piadina é ideal para um lanche.


Gelato
+Gelato
Onde? Em Rimini na Gelateria il castello, Peccati di gola (Via Lagomaggio 78 H, Rimini) ou Grom.
Avaliação: Gelato na Itália merece um post só sobre gelato, mais tarde irei fazê-lo. Quero ressaltar que, para o meu marido, gelato só artesanal.
Na Gelateria il castello recomendo o gelato de pistache (amoOoOoO pistache), figo com ricota ou mascarpone. Eles fabricam também umas tortas de gelato que faz bonito em um almoço em família.

Torta da Gelateria il Castello

Na Gelateria il castello, Marco sempre come os gelati de fruta, seu preferido é o gelato de morango e o gelato de chocolate.
Eu e Marco vivíamos brigando porque ele só me levava na Gelateria il castello que, para ele, é o melhor sorvete do mundo. Eu adoro o sorvete de lá, mas já tinha provado todos os sabores que me interessavam, portanto queria coisa nova. Esse ano, de tanto eu encher o saco dele, consegui que provássemos o gelato peccati di gola na pâtisserie de mesmo nome. Ficamos loucos!!
Esse gelato de chocolate, gianduia, amêndoas e mais outras coisas que não lembro, é dos Deuses.



Marco totalmente inebriado com o gelato peccati di gola

Para quem gosta de sabores diferentes a Grom é uma ótima pedida.
Tem em vários lugares na Itália é só clicar em cima do nome que abre o link do site deles. Provei o gelato de Pistacchio siriano e achei muito bom. Tem um gosto de pistache com um toque com ervas. Quem curte, vale a pena experimentar. A média de preço dos gelatos artesanais italianos é de 2,50 euros o tamanho médio com direito a 3 sabores e quantidade considerável.


Pâtisserie Peccati di gola

+Patisserie
Onde? Peccati di gola  (Via Lagomaggio 78 H, Rimini) SEMPRE
Avaliação: Essa pâtisserie de Rimini é muito boa. Para mim a melhor da cidade. É onde todas as manhãs tomamos o nosso café da manhã. A vitrine é de deixar qualquer comilão tonto. Além da panificação doce, eles têm a panificação salgada e também fabricam seus gelatos. O meu pedido no café da manhã é sempre o mesmo: brioche e latte macchiato. Vou explicá-lo melhor aqui em baixo:


latte macchiato

+Latte Macchiato
O que é? Uma das variações do café com leite deles.
Leite quente com uma espuminha deliciosa e uma jarrinha de café para você pingar no leite.
Na Itália você pode pedir caffé com latte ou o latte macchiato (manchado). A diferença é que no caffé con latte vem uma xícara de café pequena e ali se pinga um pouco de leite (como o nosso pingado). O latte machiato é um copão de leite acompanhado de um pouquinho de café. Um ao contrário do outro, entendeu?


Brioche (olha a felicidade!)

+Brioche
O que é? Também conhecido como cornetto, esse pão se assemelha com o croissant em forma, mas não em textura. Você pode pedir simples, recheado com mel, chocolate, creme ou marmellata (geléia) e agora também com NUTELLA (haja calorias). Nós sempre pedimos o brioche de massa integral (orgânico lembra?) com recheio de mel. Até hoje não consegui trocar. Peço sempre um pequeno de nutella também porque um grande inteiro me enjoa me dá culpa. Vale informar que o café da manhã na Itália é muito doce do jeito que eu gosto.

Saladas
Onde? Em qualquer restaurante.
Avaliação: As saladas são deliciosas. O tomate italiano tem um gosto particular e se for ainda acompanhada da burrata (muzzarela de bufala) fica mais deliciosa ainda. Não esquecendo de usar e abusar do aceto balsâmico e o azeite de oliva extra virgem.

Massas
Onde? Em Rimini geralmente vamos ao Rossopomodoro. O Rossopomodoro é um restaurante que faz parte de uma rede napolitana e têm filiais nas principais cidades da Itália e fora dela. Eles têm um cardápio variado e preço acessível. Quando pedíamos o menu do dia, que incluía o pãozinho, entrada, e prato principal + uma jarrinha de vinho da casa, gastávamos eu e o Marco, na faixa de 18 euros.  Recomendo muito. Apesar do cardápio deles mudarem a cada estação do ano para o melhor aproveitamento dos legumes, frutas e verduras da estação, vou tentar explicar cada prato consumido lá:

 
Scialatiello

+Scialatiello
Massa scialatielli, tradicional pasta artesanal napolitana com molho de tomtes frescos e manjericão, beringela, abobrinha e lascas de caciocavallo que é um queijo.


Strozzapreti
 
+Strozzapreti
Este não lembro bem mas acho que era uma massa strozzapreti com pecorino romano e pesto


Salada com polvo
panino (ou sanduíche)

+Panino
Onde? Comemos no supermercado. Mas há uma loja de panino em casa esquina.
Avaliação: Sanduíche em italiano. Muito saboroso, mas também pode ser considerado como um bate-entope dependendo do tipo de pão que você escolha. Confesso que esse da foto, no supermercado, vinha numa foccacia (tipo de pão) um pouco pesada. No entanto comi um panino delicioso em uma barraquinha de rua em Pompei. Ele vinha no baguete e era recheado com muzzarela de búfala, tomate e rúcula delicioso. Enfim, é sorte.


Tiramisu de nutella
+Tiramisú de nutella
Avaliação: Tiramisù de nutella com café, creme de chantilly, biscotto savoiardi. Imagens valem muito mais que mil palavras!!


Dolce caprese
+Dolce caprese
Torta de amêndoas, cacau, chocolate amargo e gelato de amêndoas e panna montata



Gnocci con gamberetti

+Gnocci con gamberetti (gnocci com camarões)
Onde? Em um restaurante na estrada para Gabicce Mare. Fica na via Panorâmica 160
Avaliação: Era uma massa de gnocci super leve caseira. Com um molho que levava creme de leite e camarões. Muito gostoso!
 

Strozzapreti alle vongole

+Strozzapreti alle vongole (mariscos)
Onde? Em um restaurante na estrada para Gabicce Mare. Fica na via Panorâmica 160
Avaliação: Ainda não estou no estágio advanced então massa e mariscos ainda não me fascinam. Mas o Marco gosta bastante. Essa massa era simplesmente mariscos e molho de tomate. Segundo ele deliciosa. Um dia chego lá!



Pizza do Rossopomodoro

+Pizza
Onde? Comemos no Rossopomodoro e no La Bussola que fica no centro de Rimini.
Avaliação: Para continuar lendo esse post, sugiro que leia antes esse outro post que fiz exclusivamente sobre pizza. Como o Rossopomodoro é um restaurante Napolitano suas massas são à napolitana, que consiste em uma massa nem tão fininha, nem tão crocante. Digamos mais elástica, para nós brasileiros. Mas como o molho de tomate é de tomate San Marzano nem ligo tanto para a massa hehe! Pizza para mim tem que ser a mais simples possível. Então vou sempre de margaritta com muzzarela de búfala.


Pizza do La Bussola
No La Bussola pedimos uma pizza margarita, porém com massa integral de farro que é um cereal egípcio pouco difundido no Brasil. Achei que a pizza veio com pouca muzzarela para os meus padrões, porém a massa era fininha e crocante como eu gosto!

Se você não leu o post dedicado a falar das pizzas não se assuste no que vou falar: O tamanho dessa pizza é individual tá? E os Italianos se recusam a dividir a pizza deles com alguém. Eu encaro uma dessa sozinha e você?

Buon Appetito

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Booking.com
Pin It button on image hover