domingo, 11 de setembro de 2011

Buenos Aires

Na minha vida de viajante, tive 3 experiências de viagem à Buenos Aires.
A primeira com a Maria Olivia na mesma viagem de Santiago do Chile.
A segunda com ela e mais duas amigas: A Cinthya e a Marcele.
E a terceira com o meu marido.
 
Vou resumir minhas experiências portenhas-gastronômicas em um só post.
 
Em Buenos Aires se come muito bem independente de você gostar de carne ou não. Não viaje para lá pensando que só vai encontrar carne!
É certo que a carne é preferência nacional e um portenho que se preze come carne todo dia acompanhado de batatas e salada. Mas não se prenda só nisso.
Se você gosta de carne vai ter ótimas experiências.
Se não gosta muito como eu, ou é vegetariano, não desanime.
Os argentinos nos tempos das “vacas gordas” viajaram muito e trouxeram para sua capital as experiências adquiridas nessas viagens!
Em Buenos Aires, principalmente nos bairros mais nobres como Recoleta e Palermo, tem restaurantes para todos os gostos, de todos os níveis.
 
Na primeira viagem que fiz, minha pesquisa não foi muito a fundo, então comi muito nos restaurantes mais populares do centro da cidade que tinham a base das refeições sempre com carne, carne e carne.
Como nos primeiros dias tinha comido muita carne, nos dias seguintes me recusei a ir naqueles restaurantes turísticos do porto madeiro tipo churrascaria rodízio.
Mas se você gosta muito de carne vá ao Siga La vaca. Dizem que vale a experiência.
 
Na minha segunda viagem, já mais experiente, pensei em curtir os restaurantes de Palermo e Recoleta. Fiz uma pesquisa prévia para isso, afinal estava indo com 3 amigas que apesar de não serem comilonas, queriam comer bem.
Fui salva pelos Destemperados com suas dicas maravilhosas. Aliás esse site é a minha primeira consulta gastronômica quando vou viajar e falo: nunca me arrependi de ter seguido os conselhos deles (logicamente respeitando meu bolso).
Na terceira viagem, já com meu maridinho que também não liga muito para carne de boi, fizemos o circuito alternativo de Palermo e Recoleta.
Gostamos tanto que já estamos pensando em voltar, afinal como fala um amigo meu: Sou rica em Buenos Aires!
 
Vou começar falando das comidas tradicionais que você não pode deixar de comer:

Fonte: http://alfajoresecia.blogspot.com/2010/12/bon-o-bon.html
+Alfajor 
Todo brasileiro que vai a Buenos Aires traz caixas e caixas de Alfajor Havana. Eu confesso que prefiro muito mais os alfajores El cachafaz.
Onde? Enquanto o Havana tem uma loja em qualquer esquina o El cachafaz pode ser encontrado nas lojas de conveniência 24 horas e nos supermercados. O preço é quase o mesmo.
Avaliação: Muitoooooo gostoso, macio, fresquinho rs! Trago uma caixa só para mim! O verdadeiro alfajor argentino é aquele que não leva chocolate e sim muito doce de leite. Para os chocólatras também existe na versão com cobertura de chocolate preto, meio amargo e chocolate branco. Da última vez que fui comi um alfajor sem glúten, mas não lembro a marca.

Empanadas
 +Empanadas
Onde? Na cidade inteira vende. Comi na La Junta de 1810 na Av. de Mayo 639.
Avaliação: Delíciosas. São parecidas com o nosso pastel de forno por serem assadas. Levam variados recheios mas o meu preferido foi a de cebola e queijo. No La junta elas chegam quentinhas na mesa.

Dulce de Leche Tentación
+Sorvete Freddo 

Onde? Em várias lojas Freddo e pontos espalhados pela cidade.
Avaliação: Sorvetes são os meus doces preferidos! Quando viajo sempre tento tomar sabor um diferente e relacionado ao lugar que estou. No Freddo em Buenos Aires sempre peço o Dulce de Leche Tentación, que é um sorvete de doce de leite com pedaços de doce de leite. Imbatível.

Medialina + Submarino = Café Tortoni
+Medialuna
Onde? Em todos os cafés, padarias e nos cafés da manhã dos hotéis. Acho a medialuna  do café Tortoni muito boa mas os pães e bolos da pâtisserie Leble foram imbatíveis.
Avaliação: É um pão doce que está presente no cardápio portenho. Ao contrário do que as pessoas falam a medialuna não é o croissant dos portenhos. Para mim é os brioches deles.
 
+Submarino
Avaliação: Para os chocólatras de plantão esse chocolate quente é de morrer. Se trata de
uma xícara (às vezes caneca) de leite quente e um pedaço de barra de chocolate meio amargo para ser derretido no leite. Deu para imaginar? Então troque seu café por um submarino. Eu troco fácil.

Churros do café Tortoni deliciosamente molhados no chocolate submarino
+Churros
Avaliação: muito bom para quem gosta de doce. Os meus eram sem doce de leite assim ficaram menos doces. Delícia mesmo é molhar eles no submarino. kkk
Fugindo do tradicional:


+Parrilla
Onde? Seguindo a dica dos Destemperados fui experimentar a parrilla do restaurante Miranda em Palermo. Na Calle Costa Rica 5602, y Fitz Roy - Palermo
Avaliação: Apesar de não ser uma carnívora assumida gostei bastante. Além do restaurante ser muito agradável, a comida é muito saborosa por um preço justo.

Cordeiro Patagônico com batatas manzanas, molho de tomate seco e purê de berinjela
Pedi um Cordeiro Patagônico com batatas manzanas, molho de tomate seco e purê de berinjela. Muito gostoso apesar de levemente picante para o meu gosto.

ojo de bife com papas, e ovo frito dentro do morrón(pimentão)
As meninas pediram ojo de bife com papas, e ovo frito dentro do morrón (pimentão) e gostaram bastante. Da outra vez que fui à Buenos Aires pedi esse também e gostei mais.
 

Cerveja Patagônia
+Cerveja Patagônia
Onde?  Nos bares da feira de San Telmo
Avaliação: Achei um pouco forte mas melhor que a Quilmes.


+ Empanadas abertas com saladinhas e comidinhas deliciosas
Onde? Novamente seguindo as dicas dos Destemperados:  Mama Racha - Calle Costa Rica 4602 (esq. Armenia) – Palermo Soho

Couvert
Avaliação: Primeiro encaramos o couvert com pães caseiros de diversos tipos e acompanhados de pasta de frango. Hummm
 
Empanada de abobrinha aberta com salada
Para almoçar aceitamos a sugestão do dia e pedimos uma empanada de abobrinha aberta com salada.

 
Pedimos também um outro prato que consistia em uma salada com frangos empanados. Comida aprovadíssima além do ambiente ser lindo também.
 
+Saladinhas e almoço light
Onde? Mais uma vez créditos dos Destemperados : B-blue - Calle Armenia 1692 (esq. El Salvador) – Palermo Soho
 
O meu é o Mandarin-Sen o dele o Rocket
Avaliação: Seguindo as dicas, eu e o marido pedimos para beber dois sucos: o Mandarin-Sen, com bergamotas, manga, gengibre e a ervinha chinesa ginseng e o Rocket, com pomelo, capim limão e açúcar vermelho. Na verdade não gostamos do segundo, pomelo é muito ruim para o meu gosto.
 
b-Deli
Para comer o marido pediu a salada b-Deli, com folhas de espinafre frescas, cogumelos portobello assados com limão, queijo brie, amêndoas torradas e molho bBlue (que não lembro de que era). Aprovada!!!
 
b-pollo
Eu fui de salada b-pollo, com pedaços de frango, salada verde, tomates secos, cogumelos, cebolas caramelizadas, croutons, mel, mostarda e soja Dijon. Dos Deuses!!

3 comentários:

  1. Adoro comer em Buenos Aires, diferente de você sou muito carnívora, então me satisfaço! Podemos encontrar ótimos restaurantes com preços melhores ainda!
    Minha dica é o Cabañas Las Lilas, apesar de ser um pouco mais caro, vale cada centavo, a melhor carne que já comi! Ah, no final peçam o café, além de você poder escolher em um menu o café que você vai beber, junta eles servem vários docinhos... Hummm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana

      Obrigado pela dica! Já havia ouvido falar do Cabañas Las Lilas, quem sabe em uma próxima oportunidade não me animo, principalmente pela história do café e dos docinhos hummm? De qualquer maneira fica a dicas para os outros leitores. beijos!

      Excluir
  2. Também gostaria de contribuir com algumas dicas gastronômicas em Bs As. Empanadas, perto do Cemitério da Recoleta El Sanjuanino. Alfajor, minha sugestão é para o mais "cult" de todos: Capitan del Espacio. Finalmente, as melhores medialunas, foi no Babieca, perto do El Ateneo (livraria) - como eu estava hospedado ali perto, tomava meu café da manhã lá e as pegavas sempre quentinhas. iSaludos!

    ResponderExcluir

Booking.com
Pin It button on image hover