Escrito por Dani Bispo
Adivinha onde estamos?
Nunca escondi que ADORO viajar pela Alemanha no entanto nunca tinha vindo à Berlim. Este verão a cidade não poderia me escapar.
Acompanhe nossa trip pelo instagram (@comerecocar).
Berlim está localizado no estado de Brandemburgo no norte da Alemanha.
Como na maior parte da Alemanha, culinária da região é baseada na terra e consequente muito simples.
Apesar da batata ser um dos ingredientes mais importantes outros produtos agrícolas como aspargo, couve, feijão e beterraba por exemplo são bastante comuns.
As florestas locais fornecem castanhas e cogumelos.
fonte Wikipédia
Dada a quantidade de lagos e rios no estado, os peixes também tem um papel importante na culinária local.
Aconselhamos - como introdução - você dar uma lida no post
O que comer em Munique? - Alemanha - Introdução às comidas típicas da Baviera.
Lá tem a explicação de como entender vários termos em Alemão que poderá te ajudar a escolher vários pratos.
Reserve AQUI seu hotel em Berlim
Ahh não posso deixar de mencionar que a proximidade com a floresta de Spree faz de Berlim a terra do pepino. Os “picles da floresta de Spree” (cebolas, vinagre branco, louro, cravo-da-índia, açúcar, sal, folhas de uva, sementes de mostarda e endro) é venerado pelos locais.
Entradas (Vorspeisen)
+ Mett ou Hackepeter: é um prato típico alemão feita a base de carne de porco crua e com outros temperos fortes. Na verdade um steak tartar.
fonte foto: AQUI
+ Leberwurst: Uma salsicha feita de fígado de porco, carne de vitela, gordura e temperos incluindo pimenta preta, manjerona, pimenta, tomilho, sementes de mostarda, ou noz-moscada. Muitas regiões da Alemanha têm receitas diferentes para liverwurst.
fonte foto: AQUI
+ Kartoffelpuffer: panqueca feita de batata e cebola raladas. Diferente da Batata Rosti suíça, não leva farinha nem ovos em sua preparação. Acompanha pratos agridoces à base de carne e até como sobremesa, servida acompanhada de purê de maça ou geleia de frutas vermelhas. São servidas como acompanhamentos lanches ou aperitivos. Encontramos variações salgadas ou doces.
fonte foto: AQUI
+ Rollmops: filé de arenque enrolado em forma cilíndrica em torno de um pedaço de pepino ou de um pedaço de cebola ou de uma azeitona verde, tudo em conserva. Os pedaços são segurados juntos com um ou mais palitos de picolé ou de dentes.
fonte foto: AQUI
+ Schmalzstulle: sanduíche composto de pão de centeio, banha de porco (acredito que igual ao lardo da colonata) e picles.
fonte foto: AQUI
Sopas (Suppen)
+ Bohnensuppe: Sopa de feijão geralmente composta de feijão branco, bacon ou presunto, feijão verde, aipo, cenoura, alho-poro, cebola, raiz de salsa, batata, manjerona, tomilho, louro, folhas de salsa, manteiga, farinha, sal e pimenta.
fonte foto: AQUI
+ Kartoffelsuppe: Tradicional sopa de batata Alemã.
fonte foto: AQUI
+ Linseneintopf: Sopa de lentilhas. normalmente leva também azeite, a cebola, manjerona, alho-poro, batata, cenoura, linguiça, frango, carne ou caldo vegetal, vinagre balsâmico, pimenta e sal.
fonte foto: AQUI
+ Löffelerbsen: Sopa de ervilhas à moda de Berlim. O principal ingrediente para este caldo grosso é um tipo de ervilhas amarela, descascados e cozidos junto com outros componentes como: batatas, toucinho defumado ou carne de porco, cebolas, verduras, manjerona, louro, sal e pimenta.
fonte foto: AQUI
+ Gurkensuppe: Sopa de pepino. Vi na internet que pode ser consumida fria e vi também receitas com iogurte. Acho que lembra o Caçik (ou a grega Tzik), uma comida turca que eu amoooo e já falei AQUI.
fonte foto: AQUI
Saladas (Salate)
+ Gurkensalat mit Dill: Salada de pepino, endro, azeite, vinagre, cebola e pimenta moída. Às vezes leva iogurte. É leve, saborosa e vai bem, especialmente com pratos de carne.
fonte foto: AQUI
+ Herring Salad: salada com arenque, maçãs, picles, azeite, vinagre, creme de leite, maionese, pimenta e sal. É comum variações de ingredientes.
fonte foto: AQUI
Principais acompanhamentos (Beilage)
+ Bratkartoffeln: Batatas fritas normalmente temperadas com sal, pimenta, cominho e manjerona, alecrim e às vezes alho. Este prato pode ser servido sozinho ou acompanhado de ovos mexidos, salsichas, arenque cru ou frito. Constitui também um ótimo acompanhamento para uma grande variedade de pratos de carne e vegetais, sendo muitas vezes servido no café da manhã.
fonte foto: AQUI
+ Kartoffelsalat: A tradicional salada de batata feita de batatas cozidas e outros ingredientes. A princípio, pode ser com ou sem maionese. A maioneses também pode ser substituída por iogurte. Em Berlim pode ser adicionado picles de rabanete ou cebola picadinha.
fonte foto: AQUI
+ Sauerkraut - Chucrute em Alemão. É uma conserva de repolho fermentado no vinagre. Muito gostoso. Acompanham a maioria dos pratos principalmente os de salsichas.
fonte foto: AQUI
Pratos Principais (Hauptgerichte)
+ Eisbein mit sauerkraut : O eisbein (ou joelho de porco) com sauerkraut (ou chucrute) é um clássico. A receita, vai à mesa tradicionalmente acompanhada por um purê de peras (o erbsenpüree) ou batatas.
fonte foto: AQUI
+ Hendl: Frango assado, aquele mesmo da padaria. Geralmente servido nos beergardens.
fonte foto: AQUI
+ Hoppelpoppel: Batatas assadas assadas, linguiça e ovos mexidos. Podem ser acrescentados pimentões verdes, cogumelos e queijo derretido na receita. É um prato simples de Berlim.
fonte foto: AQUI
+ Jägerschnitzel: Esta é uma variação do schnitzel que é preparado de carne de vitela ou de porco e servido com um molho de cogumelos.
fonte foto: AQUI
+ Kalbsleber ou Berliner Kalbsleber: Fatias de fígado são passadas na farinha salteadas na manteiga e cozidas. Os anéis de cebolas Os anéis de cebola são dourados na mesma panela junto com as maçãs. Para acompanhar o prato, é costume oferecer até purê de batatas e cenouras, repolho roxo ou alface.
fonte foto: AQUI
+ Kasseler Rippchen: são costeletas de porco (cortes de lombo de porco) defumadas e curadas em uma salmoura de sal. Geralmente servidos com sauerkraut e purê de batatas ou repolho roxo e couve (couve).
fonte foto: AQUI
+ Königsberger Klopse: São almôndegas que levam carne de porco, de boi ou de vitelo, pão branco, cebola, anchovas, ovo e temperos. São cozidas rapidamente em caldo de carne e, então, refogadas na manteiga com cebolas e alcaparras. Servidas com molho leva creme de leite e acompanhadas de uma porção de sauerkraut (chucrute).
fonte foto: AQUI
+ Matjes: feito de filé de arenque temperado com vinagre, sal, louro e cebola.
fonte foto: AQUI
+ Rinderschmorbraten ou Berliner rinderschmorbraten: É um assado de carne bovina. A carne, temperada com louro, cravo-da-índia, tomilho e mostarda, vai ao forno com cenoura, vinagre e cerveja de tipo weissbier e o molho pode ser encorpado com creme de leite e extrato de tomate. Costuma ser servida fatiada, regada pelo molho e acompanhada por batatas, ervilhas e cenouras.
fonte foto: AQUI
+ Rinderbrust Berliner Art (Beef Brisket Berlin style): carne de boi, (peito) cozido em uma mistura de água cebola, temperos verdes, pimenta, sal, alho e folhas de louro. Quando o peito está macia, é desossada e arrumada em um prato de servir sobre algum molho (molho de raiz-forte) e, geralmente, acompanhada de batatas cozidas e saladas de vegetais frescos ou pickles. Prato muito comum em Berlim.
fonte foto: AQUI
+ Rouladen: um enroladinho de carne. É geralmente composto de bacon, cebola, mostarda e picles envolto em fatias finas de carne que depois é cozido.
fonte foto: AQUI
+ Schnitzel Holstein: carne de cordeiro empanada servida com ovo frito.
fonte foto: AQUI
+ Wildschweinbraten: Pernil de javali, depois de temperado e marinado por dois dias em vinagre, especiarias, cebola e açúcar, é assado com vinho tinto. Serve-se acompanhado do molho engrossado com pão, batatas, couve roxa ou sauerkraut (chucrute).
fonte foto: AQUI
+ Zwiebelfleisch: é um tradicional cozido feito e encontrado em quase todos os restaurantes locais da cidade de Berlim. Consiste em carne de cordeiro, cebola e temperos como sal, pimenta, alho e cominhos. Depois que o caldo for reduzido é adicionado farinha de rosca à panela para fazer o ensopado mais grosso.
fonte foto: AQUI
Doces/Sobremesas (Desserts)
+ Armer Ritter: A versão francesa para as French Toast. Talvez alguma coisa parecida com a nossa rabanada
fonte foto: AQUI
+ Berliner Pfannkuchen ou Krapfen: é uma massa frita, parecida com a dos sonhos de padaria, recheada com creme inglês espesso, chocolate ou geleia e coberta de açúcar de confeiteiro. Já falei dela no post de Munique pois esse doce é muito popular no país; Muito consumido no café da manhã.
fonte foto: AQUI
+ Eierkuchen ou Pfannkuchen: são panquecas feitas de ovos, leite e farinha, que são cozidos em uma panela. Geralmente servidas com geleia e açúcar.
fonte foto: AQUI
+ Amerikaner: são biscoitos finos feitos com farinha de trigo, açúcar, ovo, gordura, leite ou água, e fermento.
fonte foto: AQUI
+ Rødgrød ou Rote Grütze: É um pudim feito com frutas vermelhas frescas, juntamente com açúcar, agentes espersantes, sumo de fruta, e muitas vezes licores. Ele é frequentemente servido com chantilly ou um molho de baunilha.
fonte foto: AQUI
+ Spritzkuchen: são bolinhos feitos de massa choux, polvilhado com açúcar em pó ou revestidos em fondant esmalte. São servidos com chá, café ou qualquer outra bebida não alcoólica e pode ser encontrada em supermercados, bancas de rua ou em algumas lojas de doces especializadas.
fonte foto: AQUI
+ Schwarzwälder Kirschtorte: Torta Floresta negra (cereja e chocolate).
fonte foto: AQUI
+ Stollen - É um pão (doce) com massa fermentada recheado com frutas cristalizadas, nozes, passas, amêndoas, avelãs e castanhas. Diferencia-se do panetone pelo formado retangular e por ser mais massudo.
fonte foto: AQUI
Fast food
+ Bratwürst - É uma salsicha composta de carne de porco, vaca, vitela, cominho e manjerona. Muito vendida nas barraquinhas de rua acompanhadas de pão e mostarda ou nos restaurantes, acompanhada de chucrute. Típica da região de Nuremberg porém muito consumida em toda Alemanha.
fonte foto: AQUI
+ Buletten: Hambúrguer Alemão. Bouletten são uma especialidade Berlim, muitas vezes comido frio com mostarda. Eles também pode ser servido quente com ervilhas ou repolho roxo e batatas cozidas para uma refeição mais substanciosas.
fonte foto: AQUI
+ Bockwurst: Salsicha feita a partir da carne de vitela e porco (mais vitela que porco), temperada com sal, pimenta branca e páprica e envolvida por uma tripa natural. O processo defumado dá a salsicha um tom alaranjado e ela pode ser cozida ou assada. Boa para ser consumida com cerveja bock acompanhada de mostarda.
fonte foto: AQUI
+ Currywürst - Salsicha muito encontrada nas barraquinhas de rua vendida no pão ou acompanhada de batatas. É uma salsicha (normalmente Bratwurst) temperada com curry e ketchup. Dessa forma, perfeita para os amantes do spicy food ou comida picante. É a principal comida de rua de Berlim.
fonte foto: AQUI
+ Strammer Max: É um sanduiche aberto. Uma fatia de pão frito na manteiga e coberto com presunto e ovo frito.
fonte foto: AQUI
Bebidas não alcoólicas (nicht-alkoholische Getränke)
+ Sportmolle ou Fassbrause: uma bebida não alcoólica alemã feita a partir de frutas e especiarias naturais e extrato de malte, tradicionalmente armazenadas em um barril. Tem cor de cerveja mas gosto de maçã.
fonte foto: AQUI
+ Apfelschorle: é uma bebida feita com suco de maçã (vinho - Spritzer) e água gaseificada.
fonte foto: AQUI
+ Spezi: Refrigerante feito com cola e refrigerante de laranja.
fonte foto: AQUI
Bebidas alcoólicas (Getränke Alkohol)
+ Berliner Weiße: é uma cerveja de trigo de sabor ácido, alta fermentação, baixo teor alcoólico (cerca de 2,8%) , e uma cor escura leitosa. Muitas vezes, é adoçado com xarope de framboesa (vermelho) ou aspérula (verde).
fonte foto: AQUI
+ Rotkäppchen Sekt: vinho espumante, é uma bebida tradicional produzida na Alemanha desde 1894. Ele é especialmente popular nos Estados do leste.
fonte foto: AQUI
