quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Formidable Bistro – Leblon – Rio de Janeiro

Escrito por Dani Bispo

Sou uma pessoa que não desiste na primeira tentativa, principalmente de todo mundo fala bem e eu não achar o restaurante a altura.

Sempre dou uma segunda chance e quem sabe até uma terceira…

Foi assim com o Irajá Gastro, restaurante no chef Pedro Artagão. Quando fomos a primeira vez, um jantar com amigos, achei bom mas não “essa coca-cola toda” que dizem por aí.

Talvez escolhi mal o pedido, talvez por ter sido no jantar (o que não curtimos muito).

O fato que dei uma segunda chance, um almoço. E foi bemmmmm melhor.

Dei uma terceira e dessa forma a cozinha dele foi me conquistando, então, quando vi que ele tinha aberto o Formidable Bistro inspirado nos bistrôs franceses fiquei LOUCA para ir.IMG_9261

Até que domingo foi o dia! Um dia nublado no Rio sempre pede uma comilança boa.

Chegamos por volta de 13:30h e logo de cara conseguimos uma mesa, mas o lugar não tardo a lotar.

O salão é pequeno, não deve chegar a 30 lugares.

IMG_9262

Assim que sentamos o garçom dos apresentou e explicou o cardápio. Todo escrito em uma lousa, o mesmo muda constantemente, como nos bistrôs franceses.

O esquema da casa é o seguinte: 6 opções de entradas que custa R$42,00 cada, 9 opções de prato principal que custa R$78,00 cada e 3 opções de sobremesa a R$36,00 cada OU Menu formidable onde você escolhe um prato de cada + couvert à vontade a R$125,00 (mas todos na mesa devem participar).

Siga-nos no instagram e acompanhe nossas viagens @comerecocar

Como tínhamos medo de passar fome já vimos que casas que servem menu degustação geralmente tem suas porções menores escolhemos o menu formidable, achamos que pelo preço valeria mais a pena.

Ledo engano meus queridos leitores. As porções desse lugar além de deliciosas são mais que generosas!

Foi uma verdadeira odisseia de sabores e de resistência acabar com todas as porções.

Agora veja o que escolhemos:

Para começar a brincadeira eu escolhi um vinho rosé Cotês de Provence (R$32,00), porque sou dessas que se é para brincar vamos brincar direito!

Para acompanhar a casa oferece água com e sem gás com um custos simbólico para o cliente.

Na sequencia chegou o couvert: Pães em cubinhos feitos na casa, patê e manteiga com flor de sal, simples e delicioso. Poderia passar pelo menos 1 hora do meu dia só com a entradinha.

IMG_9267

Eu te aconselharia não se empolgar e comer bem pouquinho porque você sequer imagina o que por aí…

Vale mencionar que os pães foram repostos durante toda refeição, o que o marido não gostou nem um pouco né?

Entradas

Ambos escolhemos salada.

Para ele Salada verde com queijo de cabra

IMG_9270

e para ela  Frisee, bacon Berna, ovo perfeito

IMG_9268

 

Ambas estavam deliciosas. O queijo de cabra do marido tinha um gosto suave, perfeito para não enjoar.

A minha estava divinamente temperada e me lembrou muito uma salada que comemos na Provença.

O tal “ovo perfeito” tinha  clara e gema com texturas iguais. Eu sinceramente dispensaria, não achei que acrescentou qualquer sabor ao prato, ao contrario do bacon que valha-me Deus…

Principais

Para ele, Peito de Frango ao molho de champignon  e estragão acompanhado de pasta “Paul Bocuse”

 

IMG_9277

Para ela, Peito de Pato com risoto cítrico

IMG_9275

Olha vou contar uma coisa a vocês, eu jamais pediria peito de frango em um restaurante caro.

Sei lá acho sem graça e o risco de eu me arrepender é muito grande. Então quando o marido deixou de pedir um atum para pedir um peito de frango desconfiei, mas segundo ele o prato estava muito bom.

Curta nossa Fanpage no Facebook

A minha escolha foi assim, bati o olho na expressão “peito de pato”, é esse! Assim na empolgação mas, como não escolher pato em um restaurante francês? Para mim é impossível!

Depois que analisei o acompanhamento quase me arrependi. Não sou fã dos risotos cítricos, mas resolvi arriscar. Dane-se o que vale é o pato!

Puxa gente, estava tudo tão maravilhoso! O prato no ponto que deve ser (mal passado para continuar macio) e o risoto com um leve sabor cítrico, P-E-R-F-E-I-T-O, sacou?

Para ser bem sincera nesse momento o nível de satisfação já estava 99% full mas ainda tinha a sobremesa e formiga é meu nome!

Sobremesa

Para ele, Mil folhas

IMG_9284

Para ela, Profiteroles

Cara, às vezes não quero ser chata e me meter na sobremesa no marido, até porque em 90% das vezes ele se dá bem e eu me dou mal na escolha.

Mas fico me questionando porque uma pessoa prefere mil folhas à mousse de pistache, Deixei rolar.

IMG_9281

Massa choux, recheio de sorvete de baunilha e calda quente de nutella, resumo da história? Tive que dividir com ele.

Não que o mil folhas estivesse ruim, longe disso, mas digamos que seria uma sobremesa para aquele que não curte doce muito doce (caso do marido), nem nutella (não é o caso do marido).

A massa era levíssima e o creme tinha umas raspinhas de limão e ainda acompanhava uma geleia de frutas vermelhas.

Balanço do almoço? Quero voltar AGORA!

O que faz desse lugar atraente?

+ A comida deliciosa;

+ Porções generosas;

+ Ambiente lindo e agradável;

+ Atendimento atencioso, gentil e eficiente;

O que não faz desse lugar atraente?

+ O preço salgado;

+ Banheiro feminino que não tem gancho para pendurar bolsa feminina;

 

Formidable Bistrot

Rua João Lira, 148, Leblon – Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Booking.com
Pin It button on image hover