Escrito por Dani Bispo
A culinária nordestina é muito diversa, cada região traz influências da colonização ali ocorrida, fatores geográficos e econômicos.
A comida típica maranhense sofreu influência de diversas culturas, principalmente a indígena e portuguesa. Dos portugueses eles herdaram o arroz e os ensopados e, dos indígenas, herdaram o uso da mandioca em quase tudo.
O arroz, farinha d'água e farinha de puba também são os principais ingredientes dessa culinária.
No litoral a cozinha é muito saudável pois há pouca gordura, muito peixe e crustáceos, principalmente camarão. Tudo temperado a base de tomate, pimentão, cebola e cebolinha.
Saiba tudo sobre a cidade de Bolonha e Emilia Romagna na Itália no blog “a Bolonhesa”
No sertão a carne de sol, de carneiro e de bode são destaques no cardápio.
Além disso o Maranhão é um estado muito rico em frutas tropicais, algumas que sequer encontramos no sudeste o no sul.
Quais são as frutas diferentes que irei encontrar? Se você mora no sudeste como eu ou no sul do país prepare-se para se encantar.
Buriti
BacuriAçaí (que também pode ser chamado de juçara)
Mangaba
Acerola
Cajá
Cupuaçu
Graviola
Abricó
Caju
Sapoti
Jenipapo
Se você gosta de frutas certamente vai se deliciar em consumi-lás de diversas formas, principalmente em forma de:
+ Suco - Logicamente não precisa falar para não tomar tomar suco em qualquer lugar pois a água usada pode não ser das mais confiáveis. No entanto nos restaurantes e lugares confiáveis desfrute dessa maravilha tropical.
Quando você pede suco, os Maranhenses entendem que é com leite então, a não ser que você queira tomar uma vitamina, frise bem que é com água!
+ Sorvete - Estarão por todos os cantos que você passar. Desde as grandes sorveterias de rede até as casinhas dos nativos que os preparam artesanalmente. Não se poupe. Tome bastante. Refrescam.
O que mais?
Reserve AQUI seu hotel no Maranhão
+ Beiju - São vendidas por todos os cantos e com um sabor totalmente diferente das que eu como no Rio. Preparadas na hora por quem sabe fazer, são levíssima e deliciosas.
Eu comi uma tapioca de coco e leite condensado. O marido comeu uma de queijo e presunto que ele amou tanto que pediu bis. Ficamos encantados.
+ Mandioca - Também é conhecida nas diferentes regiões do país pelos nomes macaxeira, aipim ou maniva. O Maranhão já foi um dos maiores produtores de macaxeira, como é conhecida ali.
Mas fácil de ser encontrada frita. Comi em todos os restaurantes que fui. Amo!
Carne de sol e macaxeira |
Arroz de cuxá |
+ Arroz de cuxá - É um risoto de arroz temperado com uma erva oriunda da África chamada vinagreira (ou azedinha). Precisa de muito experiência para o preparo pois, se colocar em excesso o prato, se torna intragável. Além da vinagreira o prato também leva camarão seco. É servido como acompanhamento dos pratos de frutos do mar.
Camarão seco no mercado do centro histórico |
+ Tortas - As de caranguejo, camarão (seco ou fresco) e sururu são as mais consumidas no estado.
Curta nossa fanpage no facebook
+ Frutos do mar - Simplesmente coma muitos frutos do mar. Principalmente camarão.
Bebidas típicas:
Guaraná Jesus |
Tem esse nome pois foi inventado por um farmacêutico chamado Jesus em uma tentativa frustrada de criar um remédio. Hoje é fabricado pela Coca-cola.
Eu dei um gole e não gostei, mas notei que as crianças adoram.
+ Tiquira - É um aguardente de mandioca. Era consumido pelas classes mais pobres e escravos do Maranhão.
Essas foram as comidas que encontrei no Maranhão nos 4 dias em que estive por lá.
Quem tiver outras dicas de pratos típicos compartilhe com a gente!
Até o próximo post
eu achei muito legal as colunas postadas
ResponderExcluirachei muito legal a forma de avisar as pessoas e ensinar m,ais sobre esse assunto que quase todas as pessoas não sabem
ResponderExcluirObrigada Anonimo! E volte sempre!
ExcluirDani Bispo
faltou voce experimentar jussara com camarão, o doce de buriti, e deixando uma coisa bem claro aqui nao chama tapioca, chamamos de "bejú".
ResponderExcluir#muito lindas as fotos.
Hummm ótima desculpa para voltar! Assim que puder vou trocar para beju
Excluireu ahei a coluna muito boa por que tem muitos maranhenses que não sabem quais são as comidas tipicas de seu estado.
ResponderExcluirObrigada
ExcluirMuito Bom ver essas maravilhas do Maranhão.
ResponderExcluirSou maranhense, mas agora moro no sul." Ô Saudade!"
Só lembrando... Macaxeira é diferente de mandioca. heheh
Beijão
Obrigada pela ccrreção.
ExcluirMas é que, erroneamente, em alguns lugares do Nordeste as pessoas chamam a Mandioca/Aipim comestível de macaxeira também.
Lembrando a diferença entre mandioca e Macaxeira
Aprenda diferença entre raízes.
"Consumidos por grande parte da população do Estado, a macaxeira e a mandioca são símbolos da culinária nordestina. Apesar de estarem presentes em diversos pratos de nossa cultura, é grande o número de pessoas que se confundem na hora de diferenciá-las. Ao contrário do que algumas pessoas podem pensar, elas não são a mesma coisa, e é preciso ficar muito atento a essa diferença. Isso porque a mandioca é tóxica e, caso seja consumida sem passar por tratamento adequado, pode prejudicar a saúde"
Fonte: http://www.agricultura.pe.gov.br/interna.php?p=sara&d=2012-04&id=macaxeira-x-mandioca
bjs
Dani
Gostei muito das dicas colocadas pelo blog, porque assim podemos saber mais sobre a cultura do nosso país.
ResponderExcluirQue bom vc gostou! Volte sempre ao blog
ExcluirQue saudade de deliciar as comidas do meu estado meu Deus!!! Amo tudo isso o que estou fazendo aquii!!!!
ResponderExcluirOi Fanh
ExcluirConcordo com vc. O seu estado é extremamente rico e infelizmente pouco explorado turisticamente.
Bjs
Dani
vou fazer um trabalho em grupo, meu grupo ficou com o estado do Maranhão, eu vou levar algum tipo de suco, e meu colegas vao levar bolos, tortas, sorvetes.Ajudou muito esse texto.
ResponderExcluirQue bom Lorena! Qualquer dúvida é só perguntar
Excluirbjs
Dani
Dani, parabéns pelo blog.
ResponderExcluirSou maranhense e moro em São Luís e concordo com você, temos uma culinária maravilhosa, mas pouco explorada turisticamente.
No seu retorno à capital maranhense não esqueça de experimentar a juçara (ou açaí) com camarão ou peixe frito, é uma delícia.
Grande abraço.
Saudades dessas comida do meu maranhao que amo muito
ResponderExcluirSe quer comer tipicamente mal, então vá a São Luiz. Cuidado com o arroz de cruxa, se em algum lugar for gostoso,, infelizmente, não conheci. De todas as comidas típicas que comi neste Brasil, a pior comida típica é do Maranhão, sobretudo, as oferecidas em São Luís.
ResponderExcluirEu moro na capital do Maranhão, amei o blog kkkkk. O refrigerante Jesus não é pra todo mundo kkk, ele é muito doce, por isso encanta mais as crianças. Faltou falar do vatapá (feito com pão massa fina , camarão e dendê) e o cuxá (feito com a vinagreira). O Vatapá é da Bahia, mas é fácil de encontrar em São Luís, principalmente em festas juninas.
ResponderExcluirnada de legal nisso *_*
ResponderExcluirquanta delícia!! só dispenso o Guaraná Jesus... =)
ResponderExcluirIgor o que è disgustoso para voce pode ser delizioso para outros...e depois si fala di comida tipica, que tantas vezes nao agrada mmuita gente....nao seja desagradavel! Vivo na Italia MAS quando vou no Maranhao nao como outra coisa que nao seja as nossas comidas as comidas tipicas do meu estado... Meu marido que nao è acostumados as nossas comidas adora ,acha a carne ,peixe e frutas deliciosas e è acostumado a comida italiana que è praticamente a melhor do mundo.
ResponderExcluirIgor o que è disgustoso para voce pode ser delizioso para outros...e depois si fala di comida tipica, que tantas vezes nao agrada mmuita gente....nao seja desagradavel! Vivo na Italia MAS quando vou no Maranhao nao como outra coisa que nao seja as nossas comidas as comidas tipicas do meu estado... Meu marido que nao è acostumados as nossas comidas adora ,acha a carne ,peixe e frutas deliciosas e è acostumado a comida italiana que è praticamente a melhor do mundo.
ResponderExcluirOlá,sou do Rio e gostaria de comprar esse refri ,como faço?
ResponderExcluirInfelizmente nã sei onde você poderia encontrar. Quem sabe na feira de São Cristóvão
ExcluirBjs
Dani Bispo
Olá,sou do Rio e gostaria de comprar esse refri ,como faço?
ResponderExcluirEu acho que a tentativa de Jesus de Criar remédio deu certo. Tem mesmo GOSTO de remédio.
ResponderExcluirEu acho que a tentativa de Jesus de Criar remédio deu certo. Tem mesmo GOSTO de remédio.
ResponderExcluirme ajudou bastante!!! amo meu estado, obrigada por esse trabalho maravilhoso
ResponderExcluirFui em São Luís e não achei muitos peixes e camarões pra comer e caranguejo fira na barraca da praia. Tem algum lugar pra indicar adorei a cidade?
ResponderExcluirInfelizmente não tenho!
Excluir