Admito que também gosto muito do almoço de domingo e para o jantar, sinceramente, nem ligo.
Todas às vezes que ouço que abriu uma nova casa que serve Café-da-Manhã fico doida para conhecer.
Já havia falado no post AQUI que o bairro de Santa Teresa aderiu (em massa) a onda dos desjejuns cariocas.
Depois de ter experimentado o Santé minha próxima meta era conhecer o Café do Alto, que é um restaurante especializado em culinária nordestina.
Eles possuem dois restaurantes: A matriz, que funciona a anos dentro do Clube Campestre no Alto Leblon e a mais nova filial no Largo dos Guimarães em Santa Teresa que hoje ocupa o imóvel onde funcionava o restaurante Jasmim Manga.
A especialidade a casa é uma super novidade para o marido que, apesar de já ter visitado o Nordeste Brasileiro, não é muito familiarizado com os quitutes lá de cima.
Chegamos na casa às 12h (eles servem o café até 13h) em um dia de eleição então estava praticamente vazio.
Fomos informados que normalmente, a essa hora, as filas são grandes.
Houveram poucas modificações na casa desde a saída do Jasmim Manga.
A principal foi a troca dos revestimentos. O teto e os estofamentos foram revestidos com chitão, aquele pano estampadérrimo que imediatamente nos remete as cores e a alegria do Nordeste. Lindo!
Carrancas e objetos artesanais também fazem parte da decoração, além de jornais e revistas à disposição para uma leitura matinal.
Tudo seria perfeito se não fosse o calor. Na parte onde fica o buffet, que posso de chamar de varanda, a cobertura é de telhas de alumínio, o que por volta de 12h torna o lugar muito quente.
Acredito que até o verão a casa deve instalar um ar condicionado, ou será impossível ficar por ali.
Agora vamos ao que interessa não é mesmo minha gente? A comida!
Você pode escolher entre o sistema à la Carte ou o buffet que custa R$40,00 por pessoa.
Caso fique com a segunda opção, como nós, se prepare para comer "visse"? A variedade de comida é enorme.
Pagando esse valor você tem direito a dois buffets, além de outras “coisinhas”.
O primeiro buffet conta com os pratos quentes e bolos: Entre os salgados as opções são Mandioca, milho, batata doce, banana da terra, ovos mexidos, queijo coalho.
Entre os doces Canjica, Bolo de Milho, Bolo de Mandioca, Bolo de rolo, Bolo Souza Leão, Bolo de Banana e de chocolate eram as opções.
O segundo buffet, logo ao lado, serve das bebidas: Águas aromatizadas, sucos de fruta da terra como cacau, umbu e laranja eram as opções do dia. Nesse buffet também havia ainda alguns tipos de pães e manteiga.
Além dos pratos do buffet você ainda recebe duas comandas
Uma para a escolha da tapioca e do cuscuz de milho e outra para a escolha das frutas, frios e extras. Tudo à vontade.
Ainda tem as bebidas quentes, item principal no meu café da manhã.
Você pode escolher entre chá, café e café com leite.
Eu escolhi café com leite que chegou à mesa em bules separados e apoiados sob um réchaud que os mantinha na temperatura ideal. Imediatamente cai de amores.
Para abrir os trabalhos bebi um suco de Umbu para refrescar e comi uma “levíssima mandioca com manteiga de garrafa enquanto esperava pela Tapioca simples com manteiga de garrafa e o Cuscuz de milho com coco que demoraram um pouquinho mas chegaram à mesa quentinhos, um sonho!
Enquanto eu ia devagar, o marido destruía o buffet: Mandioca, batata doce, ovos mexidos e queijo coalho, tudo no mesmo lugar, o prato, e ao mesmo tempo.
Na sequência ainda fomos juntos nos bolos.
Todos sem exceção estavam incrivelmente frescos e maravilhosos.
Para mim a estrela foi o bolo Souza Leão já que eu nunca havia comido pois é difícil de encontrar aqui no sudeste (ou não?). A garçonete me falou como ele é feito e eu conclui que é uma espécie de quindim mais levinho. Delícia.
O marido ainda não estava satisfeito e pediu uma tapioca de chocolate enquanto eu saboreava meu café quentinho e lia uma revista. E ele não parou por aí, na sequencia foi de tapioca de coco com leite condensado. Nesse dia o homem estava inspirado.
Para não ficar para trás ainda tentei encarar um pão com queijo minas, fresquinho mas a essa altura meu estoque já estava repleto e abortei a missão.
Ainda ficamos um tempo na casa apreciando as pessoas que chegavam para almoçar e conversando com os mega simpáticos garçons. Nordestinos obviamente.
Infelizmente a hora foi passando e eu ainda tinha que votar. Fomos embora com a sensação que brevemente voltaremos para repetir a dose. O Café do Alto Santa Teresa é um lugar agradável, com funcionários solícitos, preços justos e uma fartura típica do Nordeste do Brasil.
Vale a pena experimentar.
Café do Alto
Largo dos Guimarães 173, Santa Teresa
Tel.: (21) 2507-3172
Cara, deu saudade de casa esse café. E posso dizer que ele é completo, viu? Pois até o meu querido Souza Leão tá na mesa! Adorei o review, Dani. Ótima surpresa :)
ResponderExcluirAdorei o blog e este post me ganhou, pois eu reviro o Rio todo atrás de cafés da manhã que me encantem!! Costumo ser mt habituee dos cafés de hotéis charmosos, como o hotel Santa Teresa, Marina Palace e etc... mas já me apaixonei pelo Café do Alto depois de ver sua postagem!! :) Tks
ResponderExcluirOi Bella
ExcluirFico muito feliz que você gostou! Esse é o melhor reconhecimento do nosso trabalho: ajudar as pessoas descobrirem lugares legais para comer.
O café do alto é muito bom!