Na Itália, tomar café é um ritual e existem diferentes maneiras de prepará-lo.
Expresso é um dos cafés que podem ser preparados no bar por uma máquina especial.
fonte: AQUI
Como já falei neste post AQUI, em casa, os Italianos possuem uma cafeteira chamada Moka que faz um café menos forte que o expresso mas ainda muito saboroso.
fonte: AQUI
De qualquer forma, é muito fácil pedir um café em um dos vários de bares Italianos evitando o que seria para os italianos uma gafe.
Para você ter uma verdadeira experiência de degustação de café na Itália basta seguir essas 15 dicas.
1- Na Itália o café expresso é bebido no café da manhã, depois das refeições, nas pausas no trabalho ou seja, basicamente a todo momento.
Para entender melhor os tipos de café italiano leia esse post AQUI
2- Se você não se decidiu entre expresso e cappuccino, existe uma solução para você: o Caffè Macchiato. Esse tipo de café é servido com um pouco de leite em uma xícara tamanho normal, como se fosse um mini cappuccino.
fonte: AQUI
3- Quando você estiver em um bar não peça “um expresso”. Se pedir desta maneira os italianos não vão entender o que você quer. Apenas peça “um café” e o balconista saberá o que você quer.
4- Provavelmente a xícara de café virá acompanhada de um copinho d’água. Beba a água ANTES. Ela ira limpar sua boca e prepará-la para receber o sabor do café.
fonte: AQUI
5- O café expresso é realmente forte e concentrado. Tenha cuidado e não beba mais que 3 ou 4 doses por dia.
6- Como já falei em vários outros posts (e não custa lembrar) os italianos só bebem cappuccino no café da manhã e geralmente acompanhado por um brioche (ou corneto dependendo da região). NUNCA depois da pizza ou jantar. NUNCA à noite.
7- Beber um café em um bar com alguém é uma maneira de socializar: Beba com amigos, colegas de trabalho, ou mesmo quebrar o gelo e começar a paquerar.
8- Muitos italianos costumam fumar depois de tomar um café, e como! Para eles esse ato passa uma imagem romântica como nos filmes. Prepare-se para a odor de cigarros.
9- Beba café em pé no balcão ou o balconista vai te cobrar 3 vezes mais.
10- Máquinas automáticas de café (que funcionam com moedas): Para os italianos, o que saí dali é apenas água suja. Talvez para o nosso gosto seja apropriado. Não é tão forte quanto o café italiano e nem tão fraco quanto o americano (eca). Mas ir à Itália e tomar café de maquininha só em emergência não é?
11- Se você quiser fazer algo como os vovós italianos, ou curte uma birita, peça por Caffè Corretto. É um expresso preparado com um pouco de grappa ou qualquer outra bebida alcoólica.
12- No verão, quando os termômetros marcam aproximadamente 40 graus, peça por
Caffè Shakerato que nada mais é um café + gelo misturados em uma coqueteleira e frequentemente servido em um copo de Martini.
fonte: AQUI
13- Nas cidades grandes como Milão, Roma e Turim você pode encontrar muito outros tipos de café como por exemplo como Café Ginseng ou Mocaccino feito com chocolate quente, cappuccino e nata. Em geral os italianos não consideram a existência dessas variáveis mas se você estiver curioso, vai fundo.
14- As xícaras ficam no alto das máquinas de café para se manterem quentes e consequentemente poderão chegar até você com um vapor. Se você não gosta desse aspecto peça seu café no copinho copo de vidro. Para isso basta pedir "Caffè al Vetro". Pegue o copo pela base que está sempre frio.
fonte: AQUI
15 – Você irá encontrar vários artigos sobre café e dezenas de gráficos informativos com diversos tipos deles. De qualquer forma quando o balconista te olhar, esteja certo que ele estará com pressa então se lembre que o pedido mais simples é o que você pode fazer de melhor.
Peça assim:
- Um café (para expresso);
- Um Cappuccio (se fala “'caputio” para cappuccino);
- Um Macchiato (se fala makiato);
E assim por diante.
Espero que tenha gostado.
Bravo ;)
ResponderExcluirParabéns pelas dicas. Inclusive o post dos tipos de café. Ótimo site.
ResponderExcluirCiao!