quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Comilões pelo Mundo – A Francesinha do Porto

Por Rita Branco

Hoje quem vai nos contar o que anda comendo pelo Porto é a querida Rita Branco autora do blog O Porto Encanta.

A Rita é uma apaixonada pela cidade onde mora desde 2005 e garante que não podemos de deixar de conhecer o curioso prato que fez fama na cidade, a Francesinha.

Com vocês, A Francesinha do Porto:

O Porto é uma cidade gastronômica. Além do conhecido vinho do Porto, a cidade é preparada para receber os maiores comilões do mundo.

Ninguém fica indiferente com a variedade gastronômica do Porto, principalmente porque  tem uma oferta que vai desde os mais simples até os restaurantes estrelados. E consegue ter uma oferta de pratos típicos de várias regiões portuguesas.

Mas os pratos típicos do Porto são: as Tripas à moda do Porto (igual à dobradinha brasileira), o Bacalhau à Gomes de Sá e a famosa Francesinha.

9

 Foto: Rita Branco

Dizem que quem vem ao Porto e não come uma Francesinha é o mesmo que ir à Roma e não conhecer o Papa.

A sua história é a seguinte: um português aqui da região do Porto, foi trabalhar na França, na década de 1960 e lá ele conheceu, e comeu muito o tal do "croque monsieur", que é uma espécie de misto quente brasileiro. Mas para um bom portuga, aquele lanche era muito "sem graça" e ele resolveu "valorizar" o sanduíche. Acrescentou algumas carnes, mais queijo, ovo, inventou um molho especialíssimo e muito picante para jogar por cima, e como se não bastasse, vem acompanhada de batata frita.

Quando ele retornou a Portugal, foi trabalhar num restaurante no centro do Porto e pediu autorização para o patrão para confeccionar esta sua invenção para os clientes do restaurante. Ainda bem que o patrão autorizou, porque hoje podemos saborear este maravilhoso lanche no prato, ótimo para quem precisa repor as calorias perdidas depois de andar muito pelas subidas e descidas do Porto
Outra curiosidade, é o autor do prato chamar a sua invenção de Francesinha, em homenagem à mulher francesa, que segundo ele: é quente, úmida e picante...
A melhor é a original, mas hoje já existem versões de frutos do mar, vegetariana e outras.

Os meu locais preferidos para comer uma boa Francesinha são o Bufete Fase na Rua de Santa Catarina. o Café Santiago na Rua de Passos Manuel e o Requinte em Matosinhos.

Mas a Francesinha está por todos os restaurantes da cidade. É obrigatório conhecer.

12 comentários:

  1. Bem legal conhecer a origem dos pratos, né não? Vou avisar uma amiga minha que está morando em Lisboa para experimentar este prato quando for ao Porto! ;-)

    ResponderExcluir
  2. Adorei a história do prato, mas confesso que agora quero COMER! Parece ser uma delícia e vale o esforço de ir até lá buscar :)

    ResponderExcluir
  3. As comidas típicas de lá são realmente maravilhosas! O bacalhau a Gomes de Sá é um dos meus pratos favoritos.

    ResponderExcluir
  4. Esse prato me dá água na boca há tempos, será um dos primeiros que quero provar quando for a Portugal, me deu até fome, haha

    ResponderExcluir
  5. Hummm que delicia ! Realmente Portugal é uma viagem também de experiências gastronômicas, quanta coisa gostosa ! Adorei o post ;)

    ResponderExcluir
  6. que legal conhecer a história! nunca tinha ouvido falar desse prato, quero provar!!! gostei da ideia do ovo por fora aheuahe

    ResponderExcluir
  7. Ai a francesinha... É uma tentação terrível! Não consigo deixar de comer uma sempre que vou ao Porto. Ainda bem que vivo em Lisboa, senão já estaria com o dobro do tamanho! ;)

    ResponderExcluir
  8. Só podia ser mesmo a Rita Branco a dar essa dica. Profunda conhecedora da cidade do Porto e minha amiga :D Que delícia a francesinha... até fiquei com fome! :D Boas viagens!

    ResponderExcluir
  9. Conheci a francesinha em um bar super descolado em Guimaraes! Nao sabia que era um prato tipico do Porto. Quando chegamos em Porto, paramos em um restaurante perto da torre dos Clérigos (parece que é um local super tradicional) para ver uma partida da UCL e nos indicaram esse prato! Nao era tao "gourmet" como o que comemos em Guimaraes, mas adoramos!

    ResponderExcluir
  10. A francesinha é dos pratos que mais gosto! No Porto aconselho o Café Santiago. Eu próprio criei a minha receita, veja aqui:http://www.espiritoviajante.com/francesinha-espirito-viajante/

    ResponderExcluir
  11. Confesso que experimentei mas não aguentei comer uma sozinha. Rs

    ResponderExcluir
  12. Hum... preciso experimentar. A querida Rita sempre com dicas preciosas, interessante conhecer a origem do prato. Adorei! Abraço pra vcs! Denya

    ResponderExcluir

Booking.com
Pin It button on image hover