quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Comilões pelo mundo - 3 Dicas Gordas para Rotterdam, Holanda

Escrito por Rapha Perlingeiro

A comilona de hoje é minha conterrânea.

A Rapha - que conheci quando ainda moravamos no Rio por causa do snapchat - se mudou para Rotterdam em 2016, cidade que ela desvenda maravilhosamente e mostra ao mundo no seu perfil do instagram  - @rotterdam_stories.

Além disso ela viaja constantemente para Portugal e França, suas paixões, e faz roteiros personalizados e tem um, o Raphinadas. É uma comilona multitasking!

Fala ai Rapha, o que podemos devorar em Rotterdam?

 

Comilona se apresentando para a missão!

Eu não vou negar, a missão de falar sobre comidas típicas em Rotterdam é um desafio. Isso porque a cidade tem vocação cosmopolita e não tradicional.

Aqui, o que faz mais sucesso é a possiblidade de comer comidas do mundo todo. Vietnamita, do Suriname, Francesa, Italiana etc.

Ainda existe um detalhe, Rotterdam é uma cidade com ares vintage/hipster.

Assim, na paisagem urbana, nós vemos uma sequência de restaurantes e cafés que estão sempre flertando com a arte de se reinventar.

Muitas lojinhas de comida orgânica, restaurantes com sua própria horta, nos telhados. O negócio de Rotterdam é a experimentação, não a tradição.

Agora, se eu tivesse que escolher três clássicos da cidade, escolheria certamente as cervejas da Kaapse, o queijo Oude Rotterdamsche e as bitterballen. Eu explico melhor:

Cerveja Kaapse – é uma cervejaria daqui de Rotterdam com mais de 20 tipos de cervejas. Os rótulos são incríveis e os sabores surpreendentes. É a cara da cidade!

 

15435748_10208149661966853_874513407_n

Foto: aqui

A cervejaria fica na Fenix Food Factory, uma antiga fábrica que agora é sede de vários endereços gastronômicos.

Vale muito a pena visitar a cervejaria e provar quantas quiser, ficar por ali conversando, descobrindo os sabores de cada cerveja.

Oude Rotterdamsche kaas – é um queijo preparado com leite holandês e maturado por 50 semanas em placas de madeira.

Ele tem um gosto refinado, quase um parmesão, mas bem mais macio e de sabor mais leve. Ele é servido com uma mostarda diferentona, e eu garanto: fica divino!

 

15555031_10208149664006904_1655440144_n

O melhor lugar para comprar esse queijo é o Markthal – uma das grandes atrações da cidade.

Lá você tem um quiosque só dedicado ao Oude Rotterdamsche. Ah! Esse queijo também fica maravilhoso acompanhando um bom vinho do porto. Hummm, fome!

Bitterballen – essa não é uma comida típica daqui de Rotterdam, mas, por causa do amor, é como se fosse.

 

4684653395_4780d6534b_z

Foto: aqui

É um aperitivo típico holandês, feito a base de carne. Na verdade é uma espécie de sopa de carne congelada e depois transformada em bolinhas empanadas em migalhas de pão.

Em resumo: croquete em forma de bolinhas. O segredo é descobrir um lugar que prepare a “sopa” com muita carne e com um bom tempero.

A minha dica aqui em Rotterdam é um lugar chamado Firma Pickles (http://firmapickles.nl/markthal-rotterdam/). Ele também fica no Markthal.

Espero que tenham gostado das dicas. E se quiserem saber mais de Rotterdam, é só me seguir no instagram @rotterdam_stories (Link: https://www.instagram.com/rotterdam_stories/) ou no Raphinadas (link: www.raphinadas.com.br) <3

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Booking.com
Pin It button on image hover