quinta-feira, 9 de março de 2017

Fugindo do tradicional: Café e doces árabes em Bolonha

Escrito por Dani Bispo

Durante uma viagem nem sempre queremos comer a mesma coisa.



A padaria e confeitaria italiana é sem sombra de dúvidas a melhor do mundo mas entendo também que o turista viajando muitos dias pela a Itália pode sentir a necessidade de variar.


No outro dia andando por Bolonha eu descobri o Naama caffè, um café árabe que serve além de cafés super incrementados biscoitos e doces maravilhosos.

O legal é que além dos doces e salgados tradicionais árabes eles também adaptaram algumas coisas para o paladar italiano que pede menos açúcar.


O local é pequeno, conta com apenas 5 mesas na parte interna e outras na parte externa e todas as vezes que passei por lá tinha bastante movimento.

O café faz o maior sucesso entre os universitários mas já vi pessoas de todas as idades aproveitando suas bebidas à base de café "diferentes".

Fui um dia pela manhã, assim que cheguei na cidade. Provei um caffè com creme, pistache e chocolate (€2) e um biscoito com recheio de tâmaras (€2).


Não preciso nem dizer o quanto estava gostoso né?! As fotos falam por si só.

Enquanto fazia as fotos para esse post comecei a conversar com os donos e eles me contaram que ainda possuem uma confeitaria e uma padaria na cidade.

Pra que saber dessas coisas senhor? Pra que?

Eu que já tinha ficado de olho no cheesecake com pistache que vi na vitrine durante o meu café da manhã, passei todo o resto da manhã pensando na hora da sobremesa.

Até comer leve eu comi esse dia.

Almocei em um restaurante vegano estrategicamente posicionado na rua ao lado da Naama Dolci - que fica bem pertinho da Piazza Maggiore - para poder correr até lá quando acabasse de almoçar. 

Naama Dolci

O lugar também é pequeninho, acolhedor e colorido mas sobretudo serve uma grande variedade de doces tradicionais árabes, doces bolonheses e também pratos leves como cuscus e humus que você pode comer por lá ou levar para o hotel.

O cheesecake de pistache que comi  era DELICIOSO, enorme (€5),  dava para dividir tranquilamente,

Doces tradicionais árabes


Todos os produtos que provei em ambos estabelecimentos tinham qualidade superior á muitos bares tradicionais Italianos mas sabe o que eu achei melhor? O sorriso no rosto de quem me atendeu.

O atendimento de ambos locais se destacou muito, O povo árabe sabe fazer negócio e consequentemente fui atendida por pessoas simpáticas e sempre dispostas a ajudar.

E isso faz toda a diferença...

Faltou ainda conhecer o Naama Pane, mas aí já era demais né? deixei para uma próxima e breve oportunidade.

Naama Caffè: Via Oberdan 31/B, Bologna

Naama Dolci: Via de Fusari 2, Bologna

Naama Pane: Via agnesi 20/D









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Booking.com
Pin It button on image hover