quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Comilões pelo mundo – Os frutos do mar de Hamburgo

Escrito por Rafaella Vilafranca

A comilona de hoje é a Rafaella Vilafranca que vive em Hamburgo há quatro anos, é guia de turismo e escreve do Blog Viagem Hamburgo.

Ela veio desmitificar a máxima que na Alemanha só se come batata e carne de porco e ainda como bonus nos dá dica de cervejas locais.

"Com uma história há mais de nove séculos ligada ao porto, Hamburgo tem sua culinária conhecida pelos pratos preparados com frutos do mar. Não que as salsichas e carne de porco não sejam queridas aqui no Norte, mas a presença do pescado é bem mais forte do que em outras regiões da Alemanha. Seja cru e rústico, conforme a tradição dos povos antigos, marinado, ou empanado, o peixe é figura certa em muitos pratos locais. 

DSC_1081

Foto: Rafaella Vilafranca

No porto de Hamburgo, em Landungsbrücken, há diversos quiosques que oferecem iguarias típicas de Hamburgo, como o Matjes, Pannfisch ou Fischbrötchen. Mas a minha dica é de um restaurante bem local e muito gostoso, que passa despercebido por muitos turistas que caminham pela bela Deichstrasse, a rua de antigos prédios ainda conservados, próxima à Speicherstadt.

DSC_1077

Foto: Rafaella Vilafranca

No restaurante Fisch & Co.* você certamente encontrará a maioria dos típicos pratos de Hamburgo e do norte da Alemanha, sem erro, com ingredientes frescos e um ótimo preço. A própria decoração do local remete a um navio, com as paredes de madeira e janelinhas redondas. Mas aviso, o espaço é apertado. Há alguns bancos altos, e o esquema é tipo refeição rápida, no balcão. No verão há algumas mesinhas do lado de fora, disputadas principalmente na hora do almoço.

DSC_1079

Foto: Rafaella Vilafranca

Meu pedido foi o Fischbrötchen, esse filézinho de Scholle (solha) empanado, servido no pão francês, com um molho de maionese e temperos (Remoulade) e alface. Simples, bom e prático, bem do jeito hamburguês. Mas cuidado ao pedir um Fischbrötchen, pois ele pode vir recheado com harenque marinado (Matjes) e para quem não está acostumado, o filé cru pode não ser agradável. Por isso escolha no balcão o filé empanado.

DSC_1084

Foto: Rafaella Vilafranca

Não é possível fazer reserva no Fisch & Co., por isso recomendo chegar cedo, entre 11:30h e 12:30h, ou depois das 14h, ou ter um pouco de paciência na hora de pedir, pois o local é um dos preferidos do pessoal que trabalha por ali. Ah, eles não tem horário de fechamento certo, costuma ser às 19h na primavera/verão e às 16h no outono/inverno.

E já que estamos na Alemanha, não pode faltar a dica de cerveja. Não sou consumidora assídua da bebida, mas falando em cervejas locais, recomendo as marcas Ratsherrn e Astra."

 

* Fisch & Co

Deichstraße 41, 20459 Hamburg, Alemanha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Booking.com
Pin It button on image hover