quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Comilões pelo mundo– Bossche bol Holandês

por Beatriz Gurgel

A comilona de hoje mora na Holanda e adora cozinhar.

A Beatriz Gurgel escreve o blog Diário de Prato onde ela compartilha receitas prá lá de gostosas. Ela e veio contar sobre uma delícia holandesa que certamente só quem mora lá conhece.

DSC00161

Foto: Diário no prato

Além disso no canal de snapchat diariodeprato ela mostra o seu dia a dia no país das tulipas e seus passeios pelo mundo. Vale a pena seguir.

Já estou aqui salivando só de ver as fotos dessa iguaria


Pense num profiterole gigante, totalmente coberto com um chocolate meio amargo delicioso e recheado com um chantilly que derrete na boca.

Essa pequena esfera de felicidade chama-se bossche bol e é um doce típico da cidade holandesa de 's-Hertogenbosch.

Quando vim morar na Holanda, rapidamente fui apresentada a várias comidas típicas daqui, como os famosos croquetes, as batatas fritas servidas no cone, a torta de maçã, stroopwafels, os stamppot da vida, entre muitas outras coisas deliciosas.

Mas nada disso fez meus olhinhos brilharem mais do que quando eu vi pela primeira vez aquela bolota achocolatada brilhando num pratinho a minha frente. Foi amor à primeira vista.

 

20130805_122620

Foto: Diário no prato

Hoje em dia ela é vendida em toda a parte do país e pode ser encontrada até nos supermercados, mas a bossche bol foi originalmente criada na confeitaria Jan de Groot, que fica a alguns passos da estação de trem da cidade de Den Bosch (ou 's-Hertogenbosch, como eu disse acima) e lá eu garanto que você vai comer a melhor de todas!

Já comi de diferentes lugares, mas nem sempre são tão gostosas quanto essa.

Algumas são doces demais, outras tem um chocolate meio gorduroso, ou uma massa não muito leve, mas... a da Jan de Groot tem o equilíbrio perfeito de tudo isso, além de ficar numa cidade muito bonita.

20130805_125607

Foto: Diário no prato

DSC00167

Foto: Diário no prato

Para quem quer sair um pouquinho do circuito Amsterdam – Haia - Utrecht – Rotterdam, vale a pena dar uma esticadinha na viagem de trem e vir conhecer um pouco desse lado de cá. 's-Hertogenbosch pode ser difícil de falar, mas tenho certeza de que vale a pena conhecer.

Para os padrões holandeses, pode ser considerada uma cidade “grande”, mas é ao mesmo tempo super aconchegante, com suas ruazinhas estreitas, cheias de sorveterias, cafés, lojinhas e uma linda praça central.

Além, é claro, da loja/lunchroom Jan de Groot, com a qual você vai se deparar assim que sair da estação de trem. O endereço é: Stationsweg 24, 's-Hertogenbosch.

Para mim, é imprescindível dar uma paradinha ali para tomar um cappuccino com uma bosschebol, antes de começar o passeio.

A lojinha é toda fofa e tem vários tipos de doces, bombons, tortinhas e gostosuras para comer na hora, levar para casa ou dar de presente.

Eu fico doida toda vez que vou lá. Espero que vocês também gostem! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Booking.com
Pin It button on image hover