Escrito por Dani Bispo
Enfim chegou as tão sonhadas férias.
Este ano resolvemos voltar aos Estados Unidos e conhecer um pouquinho da Califórnia.
Durante as pesquisas pré viagem descobrimos que podemos comer muito bem na Golden Cost, como também é chamada a região.
A Califórnia localiza-se na costa oeste americana. O estado é limitado pelo oceano pacifico e tem o clima predominantemente mediterrâneo.
Devido a esses fatores climáticos a região é a maior produtora de hortifrúti dos país.
Além disso, a história de imigração no seu território proporcionou influências de outras nações.
Fonte: aqui
A cozinha típica californiana abusa dos peixes, frutas, legumes e sabores das cozinhas chinesa, japonesa, tailandesa e principalmente mexicana. Também há destaque para os pratos vegetarianos.
Reserve AQUI seu hotel na Califórnia
Ah e não se esqueça de comer tudo isso acompanhado de excelentes vinhos afinal a região também é a maior produtora de vinhos do país.
Appetizers (entradas)
+ Crab Rangoon: São aperitivos fritos. Massa de harumaki (rolinho primavera) recheada com uma combinação de creme de queijo, carne de caranguejo desfiada (pode ser enlatada), com cebolinha, e/ou alho.
Crédito foto: aqui
+ Dim Sum: Típico da cozinha chinesa, é uma espécie de tapas. São pequenas porções de pasteizinhos feitos de massa de guioza, harumaki ou wan tan cozidos no vapor ou fritos, de recheios variados. O nome quer dizer "que toca o coração", fofo não?
Crédito foto: aqui
+ Hangtown Fry: Um tipo de omelete. A versão mais comum inclui bacon e ostras combinados com ovos e fritos juntos.
Crédito foto: aqui
+ Malfatti: Bolinhos cozidos de ricota e acelga. Uma espécie de gnocchi.
Crédito foto: aqui
+ San Francisco Sourdough Bread: É um pão trazido pelos franceses. Produzido em duas etapas: na primeira etapa faz-se a levedura com a mistura de farinha e água. Ela será utilizada para aumentar o pão. Depois junta-se a levedura ao resto da farinha. O interessante é que o sabor do pão muda de acordo com a localização da padaria ou do lugar que foi feito pois cada local tem um ar diferente que influencia diretamente no desenvolvimento da levedura.
Embora tradicionalmente servido com mariscos ou frutos do mar pode ser servido com a maioria dos pratos, incluindo carnes vermelhas e aves.
Crédito foto: aqui
Soups (Sopas)
+ Cioppino: Considerado um prato de influências italianas pode-se considerar como uma caldeirada de frutos do mar. Os ingredientes usados são caranguejo Dungeness, mariscos, camarão, vieiras, lulas, mexilhões e peixe. O molho é feito com tomates frescos e vinho, e servido com pão torrado, seja Sourdough Bread ou baquete.
Crédito foto: aqui
+ Clam Chowder: Um creme feito de mariscos (vongole) batata, cebola e aipo. Tradicionalmente servido às sextas-feiras dentro do Sourdough Bread.
Crédito foto: aqui
Salads (Saladas)
+ Celery Victor: Preparado com o “coração” do aipo cozido no caldo de vitela ou frango, marinato no vinagre e adicionado em seguida pimentas suaves e servido sobre Alface.
Crédito foto: aqui
+ Crab Louie: Salada de carne de caranguejo (preferencialmente Dungeness Crab) . Os ingredientes principais são carne de caranguejo, ovos cozidos, tomate, aspargos, pepino, servido sobre folhas de alface com molho Louie (maionese, molho de pimenta e pimentão) servido à parte. Outros ingredientes como azeitonas e cebolas também podem incluir a receita. Crédito foto: aqui
+ Green Goddess Dressing: Típico molho para salada. Contém maionese, creme de leite, sour cream (creme azedo), cebolinha, anchova, estragão, suco de limão e pimenta.
Crédito foto: aqui
+ Joe’s Special: uma mistura de carne, cebola, espinafre e ovos. Não é propriamente uma salada, parece mais um omelete de espinafre. Muito consumido no café da manhã.
Crédito foto: aqui
+ Warm Goat Cheese Salad: salada com berinjela, abobrinha, queijo de cabra, azeite, vinagre balsâmico, pimenta, ervas e especiarias. Não é um prato típico no entanto é muito consumido na cidade.
Crédito foto: aqui
Main courses (pratos principais)
+ American Chop Suey: Macarrão à bolonhesa à moda americana. É chamado assim pois o molho de carne leva alguns legumes como brotos de feijão, repolho, cebola e aipo e ainda pimenta.
Crédito foto: aqui
+ Califórnia Ribs – Temperado com suco de limão e acompanhado de geleia de abacaxi com pimenta. Muito comum em Los Angeles .
Crédito foto: aqui
+ BBQ Oyster: Churrasco de ostras que são previamente temperadas com suco de limão, molho de pimenta e molho inglês.
Crédito foto: aqui
+ Chicken Jerusalém: Peitos de frango com cogumelos e alcachofras assados em um molho de vinho branco. Servido com arroz de açafrão e legumes.
Crédito foto: aqui
+ Pan Fried Rex Sole: Rex Sole é uma espécie de linguado muito consumido empanado.
Crédito foto: aqui
+ Petrale Sole with Lemon Butter Sauce: Outra espécie de peixe branco consumido com um molho de limão e manteiga.
Crédito foto: aqui
+ Tex Mex – Burritos, fajitas e guacamole. Esse prato mexicano que ganhou muito espaço na região e, hoje é facilmente encontrado nas redes de fast food e restaurantes especializados em comida mexicana com tempero californiano. Aliás São Francisco é a terra do Burrito.
Crédito foto: aqui
+ San Francisco Oyster Loaf: Um sanduiche de pão recheado com ostras fritas.
Crédito foto: aqui
Desserts (Sobremesas)
+ Blueberry pie: Torta de mirtilos. Muito consumida no verão pois julho e agosto são os meses de colheita.
Crédito foto: aqui
+ Fortune Cookie: Os biscoitinhos da sorte orientais (aqueles que vem com um recadinho dentro) foram “criados” São Francisco (já existia outro no Japão porém com uma receita diversa). São feitos com farinha, ovos, açúcar, baunilha e manteiga.
Crédito foto: aqui
+ IT'S-IT Ice Cream: Um sanduíche de sorvete feito com dois biscoitos cobertos de chocolate. Existem outras marcas além desta.
Crédito foto: aqui
Leia também Europa e Califórnia Trip 2014
Fast food
+ Mission burrito (ou São Francisco Burrito): O burrito tradicional é um pão tipo folha (wrap) enrolando um recheio de carne, arroz, feijão, legumes, guacamole etc. O burrito São Francisco difere do tradicional pois além de maior vem embrulhado em uma folha de papel alumínio que serve para garantir que o burrito não quebre devido ao seu tamanho. O recheio contém arroz em estilo mexicano, feijão preto, e uma escolha de carnes que variaram de carne assada, pedaços de porco e frango ensopado ou grelhado. Além disso tudo ainda leva molho (taco sauce), queijo, creme de leite e às vezes algumas fatias de abacate ou guacamole.
Crédito foto: aqui
Bebida (drink)
+ Zinfandel: Zinfandel é uma uva tinta da família das Vitis vinifera conhecida na Europa como Primitivo. Foi levada para os EUA por imigrantes Italianos e seu cultivo se tornou muito popular na Califórnia.
Crédito foto: aqui
